"Amem sem cor, raça ou gênero."

Na noite desta segunda-feira, a produção do Big Brother Brasil 10 divulgou, em seu site, uma espécie de documento que tenta explicar – bem mais ou menos – como funciona a lógica das votações no reality show. No finzinho do texto, sob o título de “O público e os votos”, está a notícia: “O BBB é um programa feito com participantes brasileiros e que tem por objetivo refletir a opinião da sociedade brasileira. Assim, somente votos a partir de IPs nacionais são aceitos”, diz o documento.

Existe uma notícia por trás disso tudo. Uma verdadeira campanha internacional foi instalada desde que o participante Marcelo Dourado afirmou – em rede nacional – que tinha motivos para dar um monte de porrada em sua adversária Angélica (Morango) e deixá-la desmaiada no hospital. O detalhe que não passou despercebido é que Morango é lésbica e pode ter sido alvo de discriminação por conta de sua sexualidade. Coisas do jogo.

Dourado também foi protagonista de outras cenas que podem ser interpretadas como discriminação, como quando um participante falava sobre o beijo entre homens ele ter dito que aquilo dava nojo e que havia perdido o apetite. Ou como quando ele ter dito que homens heterossexuais não pegam aids. E outras burrices/preconceitos.

Nomes de peso, como o do cantor Boy George (lendário vocalista do Culture Club), começaram a pedir a eliminação de Dourado. E está aí o medo da Globo: que a questão se torne mesmo um assunto para militantes da causa homossexual espalhados pelo mundo.

Agora, a pergunta que não quer calar: que raios de brasileiro é esse que se identifica com o Dourado? Alguém se habilita a responder?

UPDATE: No fim da tarde desta terça-feira, a Globo escreveu no site do BBB: “Atendendo a pedidos dos assinantes da Globo Internacional e da Globo.com, os votos internacionais foram liberados para todos, assinantes ou não. A partir de agora, quem vive fora do Brasil pode votar no Paredão do BBB e escolher quem deve deixar o jogo e a disputa por R$ 1, 5 milhão de reais.”

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...