"Amem sem cor, raça ou gênero."

Foto: Reprodução
Xuxa perdeu o reinado na televisão e Michael Jackson sequer está entre nós. Ainda assim, os dois artistas estão entre os mais poderosos nas festas Brasil afora. A informação é confirmada pelo Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad), que, desde julho do ano passado, verifica quais são as canções mais ouvidas em casamentos, aniversários, formaturas e outros tipos de festas.

Segundo o Ecad, orgão responsável por fiscalizar e distribuir o que se arrecada com direito autoral no país, depois do tradicional Parabéns a Você, o Parabéns da Xuxa é a música mais executada em eventos, seguida de sucessos do Black Eyed Peas (Boom Boom Pow), Gloria Gaynor (I Will Survive) e Michael Jackson (Thriller). Segundo Mario Sergio Campos, gerente executivo de arrecadação do Ecad, o objetivo de criar essa nova categoria é "contemplar músicas que não costumam mais ser ouvidas nas rádios e TVs, mas que continuam a serem tocadas em festas. O próprio 'Parabéns a Você' não toca nas rádios, na TV, e seus compositores não eram contemplados [com o pagamento de direito autoral]".

Segundo matéria da Folha de S.Paulo, a primeira distribuição do dinheiro referente aos direitos autorais foi feita apenas no início deste ano e a segunda deve ocorrer até o final deste mês. Clubes noturnos, que até agora recebiam um técnico do Ecad, deverão receber em breve um aparelho, que se assemelha a um gravador digital, para ser instalado em suas dependências. O aparelho grava o que foi tocado no evento e, no dia seguinte, um técnico o retira e ouve as músicas que foram executadas. Os produtores responsáveis pelas festas e eventos devem pagar ao Ecad, que fica com a responsabilidade de repassar a verba aos compositores das canções. Já são 15 as capitais brasileiras onde esta verificação é feita.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...