"Amem sem cor, raça ou gênero."

Annette Bening e Julianne Moore em cena de 'Minhas Mães e Meu Pai'
Foto: Divulgação


O Festival do Rio de 2010 teve abertura oficial na noite de quinta (23) e vai até o dia 7 de outubro.
Ao todo, serão mais de 300 títulos de 60 países.Por alguma curiosa combinação astral, o Festival do Rio este ano poderia abrir uma mostra paralela de filmes com protagonistas lésbicas. Afinal de contas, somente a Mostra Panorama do Festival do Rio, aquela que traz os principais títulos internacionais, traz este ano três filmes que as personagens principais são gays. Além disso, é nesse mesmo festival que o público poderá conferir Ana Paula Arósio como uma professora lésbica em um longa-metragem que entra em competição. Confira abaixo a lista dos filmes.

Mostra Panorama:

Minhas Mães e Meu Pai - Annette Bening e Julianne Moore fazem um casal cuja rotina vai tranquila até que seus dois filhos, já adolescentes, decidem procurar a identidade do homem que doou o sêmen para que as duas pudessem ter filhos. A chegada desse terceiro elemento na vida familiar vai mudar completamente o cotidiano das relações dentro de casa. Em tempo: Bening e Moore podem concorrer ao Oscar 2011 como dupla na categoria Melhor Atriz.
The Runaways - Kristen Stewart se despe da ingenuidade e romantismo da Bella Swan da saga Crepúsculo para interpretar a cantora Joan Jett, cantora (hoje abertamente) lésbica que esteve na fundação e na queda da banda The Runaways. O filme divide a tela entre a personagem de Kristen e a Cherie Currie de Dakota Fanning. As duas têm um relacionamento conturbado no filme, mas fica claro que a personagem de Kristen é melhor resolvida com sua sexualidade.
Quarto em Roma - Lembram daquele filme chileno En La Cama que colocava um casal recém conhecido discutindo relação e fazendo sexo durante todo o tempo de projeção? Sim, esse mesmo filme ganhou uma versão sofrível e cheia de bons modos com o filme brasileiro Entre Lençois, com Reynaldo Gianecchini e Paola Olveira e agora o diretor Julio Medem (Lúcia e o Sexo) coloca as atrizes Elena Anaya e Natasha Yarovenko para fazer o mesmo em um quarto na cidade de Roma.

Mostra Competitiva de Longas - Ficção

Como Esquecer - Ana Paula Arósio vive uma professora lésbica que não consegue lidar muito bem com o fim de um relacionamento de 10 anos com Antônia. E por mais que várias mulheres se disponham a substituir o espaço deixado por Antônia, Júlia, nome de sua personagem, parece não sair de sua depressão. Para consolar a moça, ela conta com a ajuda do amigo gay vivido por Murilo Rosa. A direção é de Malu de Martino.

Mostra Midnight Movies

The Topp Twins: Garotas Intocáveis - O filme de Leanne Pooley mostra o cotidiano de duas irmâs gêmeas e lésbicas que ganharam o público com uma música country daquelas do Velho Oeste (ainda que as duas sejam da Nova Zelândia). O filme coloca as irmãs em várias situações engraçadas e há depoimentos de amigos e da família sobre as duas.

2 comentários:

  1. Acho positivo qualquer manifestação sobre o tema lésbico.

    ResponderExcluir
  2. Vocês esqueceram Elvis & Madona.
    http://oglobo.globo.com/cultura/festivaldorio2010/mat/2010/09/22/premiere-brasil-elvis-madona-de-marcelo-laffitte-rj-921049330.asp
    É o melhor filme do festival.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...