"Amem sem cor, raça ou gênero."


O livro "Nuestro Vinicius" (foto), escrito pela autora argentina Liana Wenner, acaba de ser lançado no país portenho, e traz revelações inéditas sobre o lendário compositor e cantor brasileiro. Mas não apenas sobre ele: Maria Bethânia também entrou no rol de celebridades expostas na obra.

Vinícius frequentou cidades como Buenos Aires e Montevidéu (capital do Uruguai) durante o período auge da ditadura militar no Brasil e nos outros países latino-americanos. E acabou virando figurinha fácil por lá, fazendo shows lotados e se apresentando na TV.

E foi num desses shows que o poeta convidou Bethânia para cantar com ele. Segundo a revista "Istoé", o concerto era em Mar Del Plata, balneário argentino. No livro, a jornalista argentina Helena Goñi dá seu depoimento sobre o episódio.

"Vinícius nos apresentou. Prazer, disse Bethânia, apertando a mão como se fosse um homem. E acrescentou: Minha mulher, apontando para Lena Crespi", narra Helena no livro, referindo-se à atriz brasileira Leina Krespi. Helena afirma que ficou escandalizada com a postura de Bethânia.

Leina Krespi (1938-2009) teve atuação frequente em novelas da Globo, como as comédias das 19h "Jogo da Vida" (81/82), "Guerra dos Sexos" (83/84) e "Cambalacho" (86), além de ter atuado bastante no cinema, como por exemplo em "Lua de Cristal" (90), onde interpreta a mãe da personagem de Xuxa Meneghel. O suposto romance entre Bethânia e Leina, nos anos 70, de vez em quando é sutilmente comentado na imprensa.

Outro episódio envolvendo Bethânia descrito no livro sobre Vinícius não tem relação com a sexualidade da cantora, mas é também bastante saboroso. Bethânia iria cantar a música "Se Todos Fossem Iguais a Você" no show, e antes de começar disse que estava na plateia a pessoa que melhor interpretava a canção, a cantora Maysa. Ao ouvir isso, Maysa surgiu no palco, cambaleante, tomou o microfone da mão de Bethânia e disse: "Então canto eu!"

A reportagem da "Istoé" procurou a assessoria de Bethânia, mas a cantora não quis comentar os assuntos. O livro "Nuestro Vinicius", por enquanto, não tem previsão de tradução e lançamento no Brasil.


Maria Bethânia e Leina Krespi

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...