"Amem sem cor, raça ou gênero."

On 18:12 by LL   No comments

Em períodos fertéis ou quando estão à procura de um parceiro, mulheres conseguem saber se um homem é heterossexual ou homossexual

Só no olhar: segundo pesquisa, mulheres têm um 'radar' natural para detectar orientação sexual dos homens
Só no olhar: segundo pesquisa, mulheres têm um 'radar' natural p/ detectar orientação sexual dos homens


A natureza dotou as mulheres de uma facilidade natural para detectar bons partidos. Mas o sistema só funciona quando há interesse reprodutivo. Durante picos de ovulação, ou mesmo quando as mulheres estão em busca de um par, por exemplo, elas conseguem dizer se um homem é heterossexual ou homossexual com certa precisão depois de uma rápida troca de olhares.

Um trabalho realizado por pesquisadores da Universidade de Toronto, no Canadá, e da Universidade Tufts, nos EUA, acaba de traçar a associação entre fertilidade e percepção da orientação sexual dos homens. Mas só de homens. De acordo com os pesquisadores, o efeito não pode ser observado quando a mulher tenta julgar outra mulher.

"Isso sugere que a fertilidade influencia a atenção de uma mulher heterossexual para parceiros em potencial, mais do que simplesmente aumentar a sensibilidade para a orientação sexual ou pistas não verbais gerais", ressalta o coordenador do estudo, Nicholas Rule, professor do Departamento de Psicologia da Universidade de Toronto.

Para chegar a estas conclusões, os pesquisadores realizaram três experimentos. No primeiro, quarenta mulheres (que não usavam anticoncepcionais e informaram a data da última menstruação) tiveram que identificar a orientação sexual de homens vendo oitenta imagens 'neutras' de rostos masculinos, ou seja, sem expressões emotivas que pudessem induzir ao acerto. Metade era homossexual e outra metade, heterossexual. Quanto mais próximas elas estavam do pico de ovulação, mais acuradas eram as respostas.

O segundo teste contou com 34 mulheres que tiveram que observar o rosto de duzentas mulheres — cada metade com uma orientação sexual. Neste caso, os pesquisadores não encontraram relação entre a fertilidade e a capacidade de perceber de forma acurada a orientação sexual. Elas simplesmente não conseguiam dizer se a outra mulher era lésbica ou não.

Mas uma pergunta era necessária: a percepção feminina em relação aos homens ficava mais aguçada apenas durante a ovulação ou em qualquer circunstância em que, como no período mais fértil, o homem passava a ser visto como um alvo importante?

Para responder esta questão, a equipe realizou uma terceira experiência. Quarenta mulheres leram histórias românticas e outras quarenta não leram. Depois, foram submetidas aos mesmos testes realizados anteriormente. Os resultados mostraram claramente que a atmosfera de romance aumentou a capacidade que elas têm de detectar bons partidos apenas pelo olhar.

Fonte: Revista Veja.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...