"Amem sem cor, raça ou gênero."

O fato é que, com essa linha polêmica a empresa nunca conseguiu agradar a todos, sempre gerando polêmica, tendo propagandas proibidas de serem veiculadas em alguns países.

A Benetton é uma empresa transnacional italiana de moda, que chamou atenção com suas campanhas publicitárias polêmicas, durante osanos 80 e 90 em parceria com o fotógrafo Oliviero Toscani. As campanhas vão da luta contra o preconceito racial até a tentativa de quebrar convencções sociais, como uma imagem de uma irmã de caridade sedutora, que se apresenta vestida num hábito branco beijando um jovem padre de batina preta.

O fato é que, com essa linha polêmica a empresa nunca conseguiu agradar a todos, sempre gerando polêmica. Esse mês, a Benetton lançou mais uma polêmica, ao exibir outdoors com foto mensagens de líderes mundiais se beijando. Batizada de "Unhate" (não ódio), a campanha é uma forma de protestar contra a cultura do ódio.
Entre as imagens estão “selinhos” entre a chanceler alemã Angela Merkel e o presidente francês Nicolas Sarkozy, entre o presidente americano Barack Obama e o líder venezuelano Hugo Chávez e o presidente chinês Hu Jintao e entre o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-Il e o presidente da Coreia do Sul, Lee Myung-bak.

Uma das peças foi condenada pelo Vaticano: a do papa Bento 16 dando um beijo em Ahmed el Tayeb, imã da universidade egípcia de Al Azhar. Considerada uma grave falta de respeito com o papa, a montagem foi retirada da campanha acompanhada de um pedido de desculpas.

Entre as campanhas que marcaram a história da Benetton estão a que trazia três corações para representar as raças branca, negra e amarela, com o objetivo de promover a igualdade racial, a de diversas cruzes em cemitério, para falar da tragédia causada pela Guerra do Golfo e a da modelo francesa Isabelle, como forma de chamar a atenção do público para o problema da anorexia.


Relembre algumas campanhas da marca:

 

A foto, conhecida como "Anjo e Diabo", mostrou duas crianças abraçadas como forma de protesto
contra  os estereótipos de bem e mal.



A campanha provocou polêmica com fotos de nudez em que as modelos tinham "tatuadas" as palavras "HIV Positive", uma forma de protestar contra o preconceito.
http://twitter.com/redelesbica
O anúncio causou polêmica em 1996 pois mostrava que os corações de povos
brancos, negros e amarelos são iguais


Anúncio de 1989, uma das mais premiadas da marca



Durante a Guerra do Golfo, a marca publicou um anúncio com uma foto de
um cemitério de vítimas do conflito

Um comentário:

  1. Adoro as campanhas da Benetton, sempre fui fã de carteirinha! Tinha que ser o Vaticano pra reclamar, affff, ô hipocrisia do caramba! Não é a toa que eu detesto a igreja católica.

    Beijos

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